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Fotografias:Timothy Soar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A passarela é composta por uma coluna de aço em balanço em torno de uma estrutura tridimensional em formato anelar de aproximadamente 16 m de diâmetro. A estrutura de aço é híbrida com sua seção "fundamental" concebida como uma diagrid (estrutura com vigas diagonais)/ concha e a extremidade como uma estrutura em concha. Chapas de aço revestem a superfície das passarelas enquanto o apoio horizontal fornece rigidez longitudinal adicional. A estrutura do anel/ cilindro/ eixo consiste em colunas conectadas às estruturas horizontais "rotatórias" de ferro originando os dois níveis do anel tridimensional. O eixo de seção circular atua como um contrabalanço para a seção pendente, com pesadas lajes de concreto armado nos dois níveis da estrutura tridimensional anular. Pilaretes de apoio fornecem estabilidade ao anel estrutural. O eixo é suportado verticalmente por um plinto central e seis rotatórias simples e quatro rotatórias duplas deslocando-se em um trilho circular plano de 16 m de diâmetro, atado a um cilindro de concreto, por sua vez, apoiado em dez estacas de 1,6 m de diâmetro e 30 m de comprimento.
A passarela é suportada por uma série de rolamentos que deslocam-se em um trilho circular de diâmetro 16 m abaixo do eixo, como uma plataforma giratória. Três unidades de engrenagens cônicas conduzem a passarela, que pivota em torno de um rolamento em série central. A passarela é operada a partir de um rádio pingente. Toda a sequência dura cerca de 2 minutos. O operador da passarela fecha um portão na margem leste provocando a abertura desta. Não há outras barreiras na margem oeste portanto as pessoas podem caminhar livremente sobre a passarela enquanto em movimento. A velocidade de rotação em seu limite é vagarosa - menos de 0,15 m/seg, (menor que metade da velocidade da Roda Gigante London Eye) para que seja possível atravessá-la com segurança.
Sutton Vane Associates foram contratados para conceber o projeto de iluminação da passarela e do paisagismo em ambas as extremidades. O projeto oferece iluminação funcional e eficiente energeticamente para o deck da passarela por apresentar pequenos acessórios especialmente criados para serem embutidos na balaustrada. Estes acessórios são capazes de iluminar a água durante a noite de forma que a passarela passa a ter sua silhueta definida por estes pontos de luz. No fim da passarela, pequenos pontos de luz enfatizam a forma sendo acionados conforme a movimentação da passarela. Em torno da articulação entre a margem e a passarela há uma fileira de luzes embutidas que também acendem com o movimento. A iluminação contribui para o cenário dramático que tem início quando a passarela se move.
A margem oeste da passarela, que leva à Cidade Velha e faz parte da Área de Conservação da Cidade Velha, e foi redesenhada por Grontmij. Um estacionamento junto a Scale Lane Staith foi substituído por uma série de pequenos jardins informais que levam o usuário até o lado do rio. (Com o seu maior nível de defesa de inundação) e levando a uma nova praça pavimentada que acabará por proporcionar espaço para refeições ao ar livre para o restaurante. As pedras originais da Staith original foram mantidos e re-colocado. A parede verde da plantação de vontade constitui uma vantagem coesa e tela do edifício adjacente, uma vez que amadurece. Na margem leste, enquanto se aguarda o futuro remodelação do local à beira do rio, um caminho em rampa temporária foi estabelecido que orienta os pedestres de Hull atração principal visitante das profundezas.